domingo, 16 de janeiro de 2011

Compreensão

Compreensão. Palavra chave que mudaria grande parte de nossas vidas. Por que? Eu me fiz essa mesma pergunta há alguns dias atrás. A resposta? Tente compreender você mesmo.

Assim como eu, você leitor deve ter consigo a ideia de que não vivemos sozinhos. A Terra tem cerca de 6477 bilhões habitantes e estamos sujeito a ações dessas pessoas a todo momento. Sabemos que são 6477 bilhões de pessoas diferentes, o que não sabemos é que somos todos iguais. Enquanto seres humanos possuímos os mesmo defeitos, somos inseguros quanto aquilo que não conhecemos.

Parar e pensar antes de agir é virtude de poucos. Qualidade que nos permite evitar conflitos desnecessários em nossas vidas. Tentar compreender aqueles ao nosso redor nos permite entender a nós mesmos. Isso porque de uma forma geral enxergamos nos outros aquilo que nos é familiar.

É difícil aceitar a ideia de que quando simpatizamos com uma pessoa ou simplesmente não nos damos bem com a mesma (sem ao menos ter uma noção mais apurada de quem elas realmente são), é porque enxergamos nelas características nossas, seja qualidade ou defeito.

Compreender que assim como os outros, nós magoamos e machucamos. Entender que assim como os outros nós podemos ser magoados e machucados. Mas que diferente dos outros podemos entender o porque das nossas atitudes.

Todavia compreender é um processo árduo e complicado que demanda paciência e tempo. Talvez seja por tal motivo que muitos de nos simplesmente aceitamos quando devíamos tentar entender. Consegue me compreender?

Um comentário:

  1. Também ainda há a opção de não querer compreender, porque talvez depois seja pior pra você.
    As pessoas mentem pra si mesmas, se escondem da verdade. O que faz de todos nós loucos pela falta de compreensão daquilo que você precisa pra viver.


    tentei filosofar. rs
    abraço.

    ResponderExcluir